quarta-feira, 26 de junho de 2013

Resenha: "Feliz por nada - Martha Medeiros"


Ser feliz por nada? Foi exatamente essa pergunta que me fiz, quando escolhi ler esse livro. Ser feliz por nada é difícil! Nós, sempre achamos um motivo, para justificar a nossa felicidade - uma nota boa, um feriado prolongado,  férias, encontrar uma amiga, sair no fim de semana, arrumar um trabalho, passar no vestibular - sempre há um motivo, que justifique o nosso sorriso. Mas, o livro quer mostrar exatamente o contrário, como acontecimentos simples, do nosso dia a dia, podem nos fazer felizes também.

Feliz por nada reúne mais de oitenta cronicas escritas pela Martha Medeiros (escritora e cronista gaucha), durante os anos de 2008 e 2011 - as datas no final de cada cronica me faziam pensar "o que será que eu estava fazendo nesse dia?". 

Acho que, esse livro é um pouco do retrato do trabalho da Martha, que escreve cronicas para jornais e tem que achar algo interessante para escrever todos os dias. Acontecimentos normais, no dia a dia - no estacionamento, na fila do banco, no mercado, nas ruas de Porto Alegre - ela tem que encontrar ali uma história. 

Esse foi o primeiro livro que li da Martha Medeiros, amo as cronicas que ela escreve. Nesse livro minhas preferidas foram a primeira, que abre o livro perguntando "Qual o melhor do mundo para se estar?". Depois de citar grandes cidades, viagens... Ela conclui que o melhor lugar do mundo para qualquer pessoa é estar dentro de um abraço. 
A cronica que dá nome ao livro também foi uma das minhas preferidas. Gostei muito também de "O isopor e a neve" quem nunca brincou com um isopor imaginando estar em uma chuva de flocos de neve? Eu já. Pedaços de isopor, no centro de Porto Alegre, fizeram Martha criar essa cronica e se sentir como se estivesse em pleno inverno, com uma chuva de flocos de neve caindo sobre ela.

É uma leitura bem leve e rápida. Cada cronica é um capítulo novo. É daqueles livros para ler em qualquer lugar - quando está esperando sua fez na fila, no ônibus a caminho do trabalho (escola). Aqueles livros companheiros!

O livro, gira em torno dessa felicidade nas pequenas coisas, pois são elas, que acabam nos fazendo, imensamente felizes. Felizes por nada!






































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...